A mamã Bernardete tem a sua família apoiada pela UPG desde 2008, quando criámos o projecto de Apadrinhamento de Chognoene. Em 2009, fizemos 3 projectos piloto de criação de galinhas poedeiras. A Mamã é ajudada com a capoeira e as galinhas, bem como, no início, com a ração.

Mas ao longo do tempo, passa a ser sustentável na sua pequena actividade. Graças aos bons resultados dos projectos piloto, a UPG angariou fundos para lançar projectos em várias famílias já em Janeiro de 2012. O processo passa por uma análise, família a família, das cerca de 500 famílias apoiadas pela cesta básica, avaliar as suas competências, necessidades e que tipo de pequena actividade económica saberiam implementar que pudesse contribuir para a sustentabilidade da família. Os inquéritos às famílias têm sido feitos por voluntários em conjunto com os técnicos locais e a próxima fase é a de selecção e formação das famílias, para que consigam organizar-se com o pequeno financiamento inicial dado pela UPG.

Pretendemos que cada projecto não requira mais do que 100€, por forma a aumentarmos o número de famílias beneficiárias. Os projectos podem variar desde criação de galinhas poedeiras, criação de frangos, expansão agrícola incluindo ajuda em instrumentos de transporte para poderem deslocar-se e vender produção em mercado local, cursos profissionais, como de costureira ou cabeleireira, ou outros cursos locais que as famílias nos possam apresentar!