Como Ajudar

Faça o seu donativo

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nosso projetos. Comprometemo-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Pode fazer o seu donativo através do seu cartão de crédito, em dinheiro, transferência bancaria, deposito no balcão ou através de débito direto!

Um pequeno gesto, uma grande ajuda

A nossa missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e das suas famílias, em Moçambique.

A Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda (“UPG”) é uma ONGD com 18 anos e muitos Pequenos Gestos na província empobrecida de Gaza, em Moçambique.

A nossa missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e das suas famílias, em Moçambique.

Acreditamos que o acesso à educação e nutrição, num ambiente saudável e digno, permite aos jovens e crianças Moçambicanos quebrar o ciclo de pobreza.

Relação entre crianças Moçambicanas e Padrinhos/Madrinhas Portugueses

Ajuda financeira maioritariamente para apoio à alimentação e educação

Um Pequeno Gesto anual de €165 – €180

Educação

Pré-Escolar

Acesso à educação pré-escolar e à alimentação em 3 escolas para crianças desfavorecidas com 3-5 anos, num ambiente seguro e didático.

Alimentação Escolar

programa de almoço escolar diário para c.900 crianças na escola de Sta. Luísa de Marilac e c. 1400 crianças na escola de S. Vicente de Paulo. Melhor assiduidade escolar pelo incentivo da refeição gratuita e maior rendimento escolar ao reduzir a fome durante as aulas.

Apoio ao Estudo

Centros de apoio para afilhados UPG em horário pós-escolar, com lanche/almoço incluído. Melhora o português e a matemática e cria hábitos de estudo em crianças carenciadas.

Bolsas Universitárias

Apoio a propinas escolares e parte dos custos de vida de alunos carenciados com mérito escolar e sonho de estudar.

Infraestruturas

Casas e Latrinas Familiares

Recuperação e reconstrução de infraestruturas familiares de alojamento incluindo saneamento básico como latrinas e potencial equipamento. Melhora a qualidade de vida das famílias ao criar espaços seguros e dignos, com condições básicas de saúde e higiene.

Infra-Estruturas Comunitárias

Centros de estudo, cantinas e outras construções que beneficiam a vida comunitária.

Sustentabilidade

Educação Técnica

Centros de formação em informática e ofícios locais como agricultura de machamba, carpintaria, culinária e costura. Introdução a uma profissão futura, que sustenta a economia local e quebra o ciclo da pobreza.

Geração Rendimentos

Micro-empreendedorismo nas comunidades rurais para a independência económica das familias. Negócios como cultivo de machamba, vendas ambulantes, microprodução de sabão e capulanas, centro de informática

Alívio à pobreza

Centro de Dia HIV

apoio diário de c.30 crianças infetadas com HIV através de alimentação cuidada e reforçada, apoio clínico e atividades extraescolares. Melhora a dignidade, saúde, educação e integração social de crianças muito vulneráveis.

Transparência e Aplicação de Fundos

Conheça e acompanhe como a Pequeno Gesto ajuda crianças e jovens, através do histórico de fundos e apoios.

Apadrinhe uma criança

Iniciamos uma relação de longo prazo entre crianças Moçambicanas e os Padrinhos/Madrinhas. A ajuda financeira destina-se maioritariamente ao apoio à alimentação e educação académica. Ajuda pontual ao vestuário e saúde.

“Tive uns padrinhos muito presentes e maravilhosos. Agora e apesar da distância, fico contente por apadrinhar uma criança que embora não possa abraçar, sei que poderá ir à escola e ter um futuro melhor.”

Madrinha Clara