Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Faça o seu donativo

Pode fazer o seu donativo através do seu cartão de crédito, em dinheiro, transferência bancária, depósito no balcão ou através de débito direto!
IBAN PT50 0033 0000 4534 0042 447 05
MB Way 91 585 83 65

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nossos projetos. Comprometemos-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Centro de Dia – História de sucesso

Três vezes por semana, ajudamos e convivemos com crianças do Centro de Dia de Santa Luísa de Marillac em Manjangue. O Centro de Dia é um centro dentro da escola de Santa Luisa Marillac onde estão 31 crianças doentes. Algumas com HIV/SIDA e outras com Tuberculose. Aqui, são disponibilizados medicamentos, refeições e todos os cuidados de saúde que a maior parte deles não têm em casa, possibilitando assim um modo de vida saudável.

Hoje, tivemos a oportunidade de ter um testemunho da mãe de uma criança que frequenta o Centro de Dia.  por privacidade, vamos chama-la de “Maria”. A Maria tem 6 anos. Mora com a mãe e o tio. O Pai é muito ausente e vive na África do Sul. Apesar de se encontrar actualmente em Moçambique, em breve voltará para a África do Sul onde trabalha. Quando a Maria tinha 3 anos, estava constantemente com uma tosse muito intensa, só conseguia parar de tossir se bebesse água.

Para acalmar a tosse, o médico disse que era necessário fazer uma operação, no entanto, os pais não conseguiam suportar os custos da operação. Com o passar do tempo, o corpo dela começou a ficar inchado. Era uma criança pouco sociável e não tinha acesso a alimentos diariamente. Neste período em que se encontrava mais doente, a única coisa que comia eram 3 ovos por dia. Não conseguia comer mais que isso. Tudo isto aconteceu enquanto estava na África do Sul.  

Em 2010, já em Moçambique, começaram a aparecer muitas feridas no corpo da Maria. Os pais levaram-na ao médico e foi-lhe diagnosticado “tuberculose” [na região, o estigma social contra o HIV leva a muitos diagnósticos da doença como “tuberculose”]. Começou a tomar medicação para esta doença. É neste Hospital que conhece a irmã Esperança, em Setembro de 2014. A irmã tratou de todos os procedimentos e inscreveu a Maria para o Centro  de Dia HIV, em Manjangue.  

Infelizmente, em Dezembro de 2014, a criança volta para a África do Sul. Enquanto lá esteve, começaram a aparecer-lhe problemas na boca: Dentes podres e gengivas inchadas. A irmã receitou um xarope e felizmente, este problema ficou resolvido de imediato. Em Abril de 2015 a família volta para Moçambique devido às dificuldades que se deparavam em receber os comprimidos a tempo da criança (a avó enviava medicamentos de Moçambique para a África do Sul) e a vida da criança encontrava-se em risco.  

A Maria volta para o Centro de Dia HIV definitivamente. Desde então, nunca falhou nenhum dia da medicação. A mãe afirma: “Ás vezes, na hora de tomar os comprimidos é a minha filha que me lembra de os dar. É visivelmente uma criança mais saudável, está gordinha e feliz.” Um outro aspecto excelente de estar no Centro de Dia é o facto de a Maria ter aprendido a falar Português [a população local desfavorecida tende a comunicar em changana, o dialecto local de Gaza não usado nas escolas]. Segundo a mãe, a Maria já não consegue dizer uma frase em Changana em dizer uma palavra em Português.   A mãe afirma que está muito contente por ver a filha saudável. “Volta a casa muito feliz, tem muitos amigos e é muito dedicada na escola. Ela própria tem a iniciativa de chegar a casa e estudar”.  

1 thought on “Centro de Dia – História de sucesso”

  1. Pingback: Um novo LAR para a Lavinesse – Histórias Um Pequeno Gesto

Comments are closed.

Doar aqui!

Continue a ler sobre