Na UPG acreditamos nos nossos Afilhados, no seu talento e nas suas capacidades. Por isso para o projeto de mentoria com as meninas mais novas, a UPG procurou proporcionar uma nova experiência às Afilhadas mais velhas.
Três afilhadas de São Vicente de Paulo tornaram-se Mentoras em sistema de voluntariado, tendo o dever e responsabilidade de comunicar semanalmente com um grupo de meninas e poderem ter uma outra mulher como referência.
Para a mulher moçambicana, chegar à 12ªClasse é um desafio. Muitas acabam por engravidar e casar precocemente, desistir dos estudos, focarem-se nas tarefas domésticas ou no apoio aos irmãos mais novos. Procurando quebrar este ciclo de pobreza, a UPG promove a partilha de experiências entre as meninas que vingaram e sonham em ter a sua própria independência, negócio e continuar os estudos.
Este é o caso da nossa Afilhada Hermínia, 18 anos, que nas suas partilhas tem destacado a importância de temas, como os direitos fundamentais das crianças e como estes colocam as meninas em primeiro lugar, e como cada uma tem direito à educação, a um nome, a uma nacionalidade, família e a ter proteção.
Cada mentora recebe um valor mensal de ajudas de custo de forma a apoiar em dados para comunicação e deslocações. Uma iniciativa que tem um custo mensal de c.€24.
Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2020, com um Pequeno Gesto (aqui). A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011