Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Faça o seu donativo

Pode fazer o seu donativo através do seu cartão de crédito, em dinheiro, transferência bancária, depósito no balcão ou através de débito direto!
IBAN PT50 0033 0000 4534 0042 447 05
MB Way 91 585 83 65

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nossos projetos. Comprometemos-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Dia 10: Fruto dos furos de água UPG, mulheres e crianças deixam de caminhar kms

Em Chongoene, 1250 pessoas vão ter água potável brevemente e as mulheres vão deixar de andar quilómetros para trazer água para casa! Em Moçambique, é estimado que apenas 43% da população tem acesso à água potável e 19% ao saneamento seguro.  A situação nas zonas rurais é mais crítica do que nas zonas urbanas, de forma que apenas 30 % das zonas rurais tem acesso à água potável e 6% a saneamento adequado, comparados com 70% e 47% nas zonas urbanas. O problema de água é muito profundo na região de Chongoene.

Como tal, o Parceiro Local Padre Rosendo, a UPG e a Cáritas trabalharam em conjunto no sentido de identificar as aldeias mais necessitadas de um furo de água a ser proposto a financiamento. Em paralelo com a identificação destas aldeias, foi feita formação pessoal e técnica no sentido de preparar a comunidade para a manutenção da fontanária, funcionamento e seus requisitos para garantir o bom financiamento futuro do mesmo, em prol de toda a comunidade.

Foram identificadas 4 comunidades para a construção urgente de um furo água, no entanto, apenas será possível financiar dois furos em 2012- Bungane e Conjoene. Bungane tem 3 fontanários, sendo insuficientes especialmente na época de Verão. Muitas pessoas deslocam-se a uma distância de 2 horas de caminho a pé para “acartar” água de um pequeno rio, ou se “acartam” água dos fontanários locais ficam na fila de 3 a 5 horas. Neste sentido, o financiamento da ALG para os 4 fontanários, tocará em mais de 3.568 pessoas por cada fontanário.

A situação de Conjoene é igualmente problemática. Os Furos de água foram uma grande campanha da UPG em 2012 e dois já começaram a ser construídos em Conjoene e Bungane. A felicidade das mamãs e das famílias é inexplicável!

Doar aqui!

Continue a ler sobre