O Santos Uqueio tem 17 anos de idade mora em Manjangue, no Chokwé. Vivem com a tios. É órfão e tem 3 irmãos. Os irmãos vivem em Maputo. O Santos vem de uma família muito carenciada e em 2014 as Irmãs Vicentinas, no decorrer de uma visitas que fizeram à Comunidade identificaram um menino “com coração rico” e com muitas dificuldades e acabaram por o “acolher” e o integrar no programa de apadrinhamento da Um Pequeno Gesto.
O Santos frequenta a 8ª classe na escola de Santa Luísa de Marillac, vai a pé todos os dias, mas sempre de sorriso no rosto! Apesar da escola ser distante de sua casa, o Santos diz que “pouco interessa a distância que percorro o importante é alcançar o objetivo de estudar”. Em 2017 a UPG deu-lhe a primeira Mozambike, que acabou por se avariar, mas este ano teve outra. A aquisição de uma bicicleta melhorou a qualidade deste jovem pois todas as distâncias que percorriam a pé, em dias de chuva ou muito calor, serão encurtadas e desempenhadas mais facilmente, contribuindo para que se sinta mais motivado e continue a estudar para alcançar os seus sonhos.
A UPG tem vindo a trabalhar com a Mozambikes, uma empresa social que não só doa bicicletas a diferentes projetos mediante donativos recebidos, como procura facilitar o desenvolvimento de comunidades com criação de negócios de manutenção de bicicletas. Para a Mozambikes as bicicletas são um instrumento para promover saúde, acesso a água, educação e empregabilidade.