Santa Luisa de Marillac, Manjangue, Chokwé
A Maria Borge Ubisse tem 16 anos, é órfã, mora com a tia em Manjangue, frequenta a 8ª classe na Escola Secundária de Manjangue e tem HIV sida. A Maria recebe apoio da UPG desde 2012 através do Programa de Apadrinhamento e através do Centro de Dia em Manjangue- Um centro que assegura apoio médico, medicação, alimentação, cuidados de higiene, acompanhamento escolar, atividades lúdicas e acompanhamento psicológico profissional a crianças com HIV sida, financiado na totalidade pela UPG.
A Maria também morava com o seu irmão, o Belide, que também tinha HIV sida. Infelizmente, em 2018 o Belide adoeceu e com o seu sistema imunitário fragilizado pelo HIV sida não conseguiu recuperar acabando por falecer com apenas 17 anos.
A Maria com apenas 15 anos enfrentou a perda do seu irmão. Começou a isolar-se e a demonstrar períodos prolongados de tristeza. Com o apoio do Centro de Dia, das Irmãs, Professores e amigos, a Maria começou a recuperar e, de momento, já interage como antes com as outras crianças e professores. Durante o período mais delicado, a sua grande perda nunca foi motivo para desistir.