
Em 2021 a Um Pequeno Gesto avançou, fora do horário escolar, com um novo projeto piloto de uma Machamba (horta) Comunitária perto da escola de Sta. Luísa de Marillac, que procura gerar rendimento, bem como estimular o trabalho em equipa e a responsabilidade num grupo etário mais desafiante.
O Rafael é um dos jovens que tem beneficiado esta manchamba (podemos ver a sua mãe nesta fotografia). O Rafael tem 20 anos e entrou para o Centro de HIV em 2014. É órfão de pai, mora com a avó e um tio com problemas mentais. O Rafael sempre foi um menino muito ativo, às vezes até demais, quando trocava as aulas por brincadeiras. Os estudos nem sempre correram bem ao Rafael, mas ao longo dos anos, o Rafael foi estando cada vez mais empenhado nos seus estudos. Fomos vendo sempre uma grande evolução tanto a nível académico como do seu comportamento.
Muito mais do que plantar um alimento, esta machamba planta o futuro, uma vez que uma das suas principais vertente é promover a frequência académica de jovens mais velhos como o Rafael.