Em setembro chegou uma nova Irmã ao nosso Centro de dia HIV. Responsável por supervisionar exclusivamente este projecto, a Irmã Anatercia, tem 36 anos e nasceu na Matola, Maputo. Estudou Contabilidade e durante 3 anos foi técnica de Refrigeração numa empresa portuguesa em Moçambique. Um tempo depois, decidiu juntar-se às Irmãs Vicentinas e começou a trabalhar com crianças e idosos em Tete, e mais tarde com a Um Pequeno Gesto na Escola de Sta. Luísa de Marillac, no Chokwe.
A Irmã Anatércia tem um gosto especial por cozinhar e decorar mesas e salas. Foi este interesse pela decoração que a levou a realizar diversas atividades artesanais no Centro de Dia.
Assim, durante as férias escolares das crianças, pós mãos à obra e implementou uma nova actividade para promover a assiduidade das crianças e para conseguir conhecer cada uma delas. Com talento na reutilização de material antigo, a Irmã Anatércia iniciou uma clínica de artesanato com produtos reciclados para estimular a criatividade das crianças, conhecer os talentos escondidos e criar novas decorações.
As crianças foram divididas em 4 grupos, cada um responsável por diferente materais (papel, revistas, garrafas de plástico, toalhas e cimento), as crianças fizeram vasos, caixotes, sacos, estojos de lápis e bordaram os nomes e números nos seus uniformes. A atividade foi fundamental para promover a familiaridade com as crianças do Centro de dia.
Esta atividade foi muito importante, não só para observar o comportamento de cada uma das crianças como, também, para promover um momento de felicidade e tranquilidade durante as suas férias escolares.