Dia 25: 20 anos de Pequenos Gestos!
2024 foi o ano em que marcámos os 20 anos da Um Pequeno Gesto. É difícil acreditar que passaram 20 anos desde o dia em que cheguei a Moçambique pela primeira vez, acreditando que passado 4 meses voltaria com uma história para contar e pouco mais. Em 2004, Moçambique traçou o destino da minha vida e desde aí me criou uma ligação e uma vontade de fazer que levou à criação da Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda.
Se me perguntassem há 20 anos o que seria hoje esta mensagem, não saberia dizer… Não saberia dizer que são mais de 3500 crianças que impactamos todos os dias. Não saberia dizer que temos 900 crianças apadrinhadas individualmente por padrinhos que apoiam os seus estudos e a alimentação na sua família. Não saberia dizer que estaríamos a operar em 3 pré-escolas, que teríamos já estudantes universitários. Não saberia dizer que teríamos 2500 crianças em 2 escolas a comer todos os dias. Que serviríamos mais de 500 mil refeições num ano a estas crianças. Que teríamos uma equipa de 50 pessoas em Moçambique entre técnicos, cozinheiras e educadores.
Se me perguntassem também não poderia ter adivinhado que o ano dos 20 anos fosse um dos anos mais difíceis que a Um Pequeno Gesto já enfrentou. Com baixas na equipa e muita reestruturação, foi um ano em que tivemos de deixar de pensar no que não conseguíamos fazer e focámos a nossa ação diária em pilares fundamentais para as nossas operações: foco no beneficiário e nos programas que temos em curso, foco no padrinho e na qualidade da relação que procuramos promover, angariação sustentável para os nosso programas multianuais e cumprimento com as nossas obrigações regulatórias. Houve vários momentos que vacilámos, especialmente nos primeiros seis meses, porque sabíamos que queríamos fazer mais. E estas prioridades foram essenciais para manter o nosso foco na origem da Um Pequeno Gesto, na mudança de cada vida, no que conseguimos fazer e não no que deixamos para trás.
Este ano, dedicámos muito tempo em reestruturar a nossa forma de pensar e agir, em documentar e padronizar processos, em estabelecer objetivos claros para todos os projetos. Pode parecer aborrecido, mas na verdade foi essencial para nos permitir reaprender o foco no beneficiário e reavaliar o que de facto podemos e queremos fazer por cada criança, por cada família, por cada comunidade.
- Alimentar, porque a nutrição é a base da nossa intervenção para apoio aos mais desfavorecidos
- Educar, porque acreditamos que é com a educação que podemos quebrar o ciclo da pobreza
- Equilibrar, porque queremos garantir o acesso e a igualdade ao longo do tempo às nossas meninas
- Acelerar, porque queremos dar ferramentas para que cada jovem se possa tornar um cidadão ativo na sua comunidade
- Empoderar, porque queremos que a intervenção no empoderamento das famílias seja parte da nossa ação que começa com a criança
Estes 5 pilares foram essenciais para avaliar cada projeto, para rever cada pedaço de informação que recolhemos, para estabelecer atividades e objetivos, para nos sentarmos e avaliarmos a nossa presença ao longo da vida da criança. Com eles, sabemos que 2025 promete ser um ano com força e dedicação, uma equipa empoderada e centrada em transformar pequenos gestos numa grande ajuda.
Em 2024 não celebrámos os 20 anos como tínhamos sonhado. Mas hoje, é com orgulho que peço a todos os que estão connosco que façam um brinde virtual a tudo o que alcançámos nos últimos 20 anos e neste ano difícil.
Juntos pelas crianças,
Sara