Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Faça o seu donativo

Pode fazer o seu donativo através do nosso formulário, associado aos serviços da pagamento da IfThenPay, ou débito direto! IBAN: PT50 0033 0000 4534 0042 447 05 MB Way: 915 858 365

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nossos projetos. Comprometemos-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Como Ajudar

Pequenos Gestos, Grandes Impactos 

Sabia que pode doar o valor da sua multa ou contraordenação a favor da Um Pequeno Gesto? Transforme a sua multa num Pequeno Gesto!

Dia 25: Desde o nosso lançamento a UPG & ALG angariaram mais de 3 milhões de euros!

MUITO OBRIGADA E FELIZ NATAL!

O ano de 2020 está a chegar ao fim.  Um ano que foi francamente diferente e que provavelmente trará muitas histórias para contar a netos e bisnetos. Um ano em que máscaras cobriram sorrisos, em que aprendemos a ler nas expressões dos olhos, a ouvir melhor vozes distantes. Um ano em que nos reinventámos, em que lutámos por nos manter perto, em que encontrámos soluções.

Na UPG, não foi diferente. O primeiro impacto do Covid-19 começou em Março, primeiro com a nossa equipa Sede em Lisboa a ficar em casa e depois com todas as nossas crianças de Moçambique a ficarem sem escola a 23 de Março. E muitas ainda não voltaram, 9 meses depois. Considerando que o ano escolar tinha começado no final de Fevereiro, foi um ano inteiro que ficou para trás, já que a escola online não é uma opção. Tendo a UPG a educação na base da sua acção, a falta de acesso à escola foi para nós uma preocupação constante. É na escola que as crianças aprendem, não só a ler, a escrever e a expressar-se, mas também a brincar, a interagir, a crescer. Na UPG, acreditamos que o acesso à educação é a chave para permitir às crianças desenvolverem-se para um dia poderem quebrar o ciclo da pobreza. É também na escola que muitas das nossas crianças têm acesso a uma refeição por dia. Ao ficar em casa, debatemo-nos com a falta de educação e falta de alimentação.

Em poucos dias, a UPG também se reinventou. Investimos na digitalização de todos os nossos técnicos locais para terem formas de trabalhar em casa enquanto acompanhavam as crianças à distância. Substituímos gastos de transporte por gastos de dados. Criámos grupos de whatsapp de apoio ao estudo, que rapidamente se tornaram fóruns para passar fichas de trabalho e tirar dúvidas. Transformámos refeições diárias em cestas básicas, seguindo o modelo que já tínhamos no Apadrinhamento e expandindo o mesmo à Alimentação Escolar, ao nosso Centro de HIV e às nossas Pré-Escolas.

Num ano em que tudo foi tão incerto, as famílias sentiram a UPG ainda mais perto e descreveram-na como “porto seguro”. Num ano em que muitos estivemos mais longe, a tecnologia e a necessidade aproximaram a UPG, parceiros, técnicos, pais e crianças. Estivemos longe, mas sempre perto. Descobrimos que conseguíamos ser ainda mais flexíveis, ainda mais próximos, ainda mais juntos.

Todo este trabalho foi apenas possível porque desse lado estiveram os amigos da UPG. Os nossos doadores foram peça essencial no nosso apoio às crianças e famílias em Moçambique. Em momentos de crise, a solidariedade voltou a revelar-se de forma forte. Num ano que se adivinhava difícil para angariação de fundos, os amigos da UPG estiveram lá com donativos, apoios, passa-palavra e ideias. Todos eles contribuindo para uma UPG mais forte e mais capaz de ajudar aqueles que nos motivam todos os dias – as nossas crianças. A nossa gratidão ao chegarmos ao final deste ano é imensa. Sabemos que o ano foi difícil para muitos, e foi sem dúvida muito importante o apoio que nos dispensaram de várias partes do mundo, em especial de Portugal e do Reino Unido.

Sabemos que o trabalho que nos espera em 2021 é potencialmente ainda maior. Recuperar deste ano em termos académicos e económicos vai exigir esforços redobrados e uma acção ainda mais focada em cada beneficiário. Mas sabemos que, com o vosso apoio, vamos conseguir. E vamos continuar, juntos pelas crianças.

Votos de umas festas felizes e um 2021 cheio de esperança.

Sara Vicente, Presidente da UPG

Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2020, com um Pequeno Gesto (aqui). A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011

Doar aqui!

Continue a ler sobre