Sempre que o ano chega ao fim, paramos para fazer um balanço e olhar para o que alcançámos num ano que acaba por ser sempre curto para tudo o que queremos fazer. Com ânsia de fazer sempre mais, está na altura de olhar com admiração para o que fizemos e partilhar com gratidão convosco amigos, doadores, parceiros, que nos permitem chegar mais longe.
O que são afinal estes Pequenos Gestos que fazemos em Moçambique?
- Pequenos Gestos que levam 11’500 cestas básicas a 630 famílias de 960 Afilhados
- Sabia que distribuímos 57 toneladas de arroz e 35 toneladas de farinha, entre outros produtos básicos?
- Pequenos Gestos que cozinharam mais de 390 mil refeições para 2388 crianças diariamente, para muitas a sua única refeição quente do dia;
- Sabia que cozinhámos 39 toneladas de arroz e 29 toneladas de feijão?
- Pequenos Gestos que permitiram a 118 crianças começarem os seus primeiros passos na educação pré-escolar, para um total de 205 crianças nas pré-escolas;
- Sabia que este ano conseguimos construir uma nova cozinha na Escolinha de Santa Catarina?
- Pequenos Gestos que permitiram a 13 jovens juntarem-se ao nosso programa de bolseiros de estudos superiores, dos quais 77% são meninas?
- Sabia que 2 dos nossos bolseiros completaram o seu curso em 2023?
Na Um Pequeno Gesto, celebramos Dezembro e o final do ano com uma história por dia de cada criança. Porque a nossa missão é prosseguida criança a criança, vida a vida. Porque cada um destes números tem uma história por trás. Como o Alberto, órfão de pai e mãe, presidente do clube de desenho que sonha ser professor de Português. Ou da Tina, portadora de HIV, que frequenta o centro de dia a par dos seus estudos na Escola Santa Luísa de Marilac. Ou da Graça e da Amélia, criadas pela sua mãe com a sua mentalidade lutadora que fez crescer nelas vontade de estudar e ter uma vida melhor.
Neste ano que para mim foi especial ao visitar Moçambique ao fim de uns anos de ausência, voltei a ver de perto o poder dos Pequenos Gestos. Mais que tudo, vi de perto a geração de jovens que começa a emergir e a ter de facto uma vida diferente. Como o José, o João, o Gil. Cada um com a sua vida já permeada pela independência e sem dúvida marcada pela existência da Um Pequeno Gesto na sua vida. Cada um com direito ao seu sonho.
Todos os dias, a equipa da Um Pequeno Gesto em Portugal, Reino Unido e Moçambique procura fazer mais por cada uma destas crianças. Pelo gesto de cada um deles, o meu obrigada é imenso. Fechamos este ano com o sentimento de orgulho pelas nossas crianças e jovens, com um sentimento de gratidão pelos nossos doadores e padrinhos, com um sentimento feliz de podermos fazer a diferença.
As crianças crescem, os sonhos também. Queremos e sabemos que podemos fazer melhor. E em 2024 vamos continuar!