Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Faça o seu donativo

Pode fazer o seu donativo através do nosso formulário, associado aos serviços da pagamento da IfThenPay, ou débito direto! IBAN: PT50 0033 0000 4534 0042 447 05 MB Way: 915 858 365

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nossos projetos. Comprometemos-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Como Ajudar

Pequenos Gestos, Grandes Impactos 

Sabia que pode doar o valor da sua multa ou contraordenação a favor da Um Pequeno Gesto? Transforme a sua multa num Pequeno Gesto!

Calendário de Natal 2024: Dia 5

O Afonso Domingos, de 20 anos, é um exemplo inspirador de como o apoio e a dedicação podem transformar vidas. A história do Afonso começa no distrito de Chokwé, numa pequena casa, onde vive com a mãe e os quatro irmãos. 

A vida nunca foi fácil para esta família. A mãe, doméstica e portadora de VIH, enfrenta as dificuldades diárias com coragem, lutando para proporcionar um lar digno aos seus filhos. Em 2014, conseguiu juntar o suficiente para construir uma nova casa, permitindo que a família saísse da residência dos avós. 

O Afonso começou a ser apoiado pela Um Pequeno Gesto em novembro de 2010, através do programa de apadrinhamento. Desde então, nunca desistiu dos estudos, mesmo perante as adversidades, concluindo a 12ª classe com o apoio do programa. 

O Afonso sempre sonhou com um futuro melhor e sabia que a educação era o caminho. Em 2017, inscreveu-se no curso de Eletricidade em Chókwe, mas enfrentou uma dura realidade ao reprovar na primeira fase. Em vez de desanimar, encontrou forças para recomeçar. No ano seguinte, completou o curso com uma média de 12, destacando-se como um dos melhores alunos. 

Hoje, com 20 anos, está a estudar Eletricidade Industrial. Entre aulas e práticas, já aprendeu a fazer instalações elétricas residenciais e reparações de aparelhos elétricos. Em novembro de 2023, concluiu o estágio curricular, onde pôs em prática os conhecimentos adquiridos e experimentou a realidade do trabalho no terreno. “Orgulho-me de ter alcançado metas tão importantes, pessoais e profissionais (…) O orgulho também vem de pequenas vitórias, como a capacidade de enfrentar desafios e aprender com eles!”,” partilha com um sorriso, refletindo a transformação que a educação trouxe à sua vida. 

Enfrentou vários desafios no dia-a-dia: . Durante anos, caminhava mais de uma hora para chegar à escola. Em 2017, graças à UPG, recebeu uma bicicleta Mozambike, reduzindo o trajeto para 20 minutos. Este apoio também beneficiou a sua irmã Orlanda, que frequentava a escola a pé, enfrentando longas distâncias diariamente. 

A história de Afonso é um testemunho de resiliência e esperança. Com os desafios superados e os conhecimentos adquiridos, ele está a traçar um caminho para um futuro melhor. Cada conquista reflete não apenas a sua força de vontade, mas também o impacto positivo do apoio que recebe. 

Com a continuidade dos estudos e o compromisso com a sua formação, Afonso é hoje um jovem cheio de sonhos e ambições, determinado a transformar as adversidades em oportunidades e a criar um futuro mais brilhante para si e para a sua família

Doar aqui!

Continue a ler sobre