A taxa média de analfabetismo entre a população adulta de Moçambique situa-se à volta de 53.6%, sendo mais elevada nas zonas rurais (65.7%) – onde a UPG está mais presente – do que urbanas (30.3%) e predominantemente nas mulheres (68%) do que nos homens (36.7%). A UPG começou por financiar Cursos de Alfabetização na zona de Chongoene tendo como objectivo:
- Aprendizagem e desenvolvimento do sistema alfabético de escrita e de grafia bem como noções básicas de matemática
- Aprendizagem envolvida – pretende-se que pensem sobre a sua história de vida e o que poderá mudar após o curso de alfabetização
- Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e culturais
As aulas iniciaram em Janeiro e terminaram no dia 16 de Novembro. Foi o primeiro ano de aulas de Alfabetização a adultos nas comunidades de Conjoene e Banhine e, o grande número de mamãs tem filhos apadrinhados pela UPG. Agora o dia das mamãs começa de manhã, pelas 5 horas, a trabalhar na machamba e ao início da tarde “correm” a casa para se vestir e ir para as aulas com grande ânimo, motivação e um sorriso de felicidade contagiante. No final do programa, 35 mamãs ficaram tão entusiasmadas com a sua aprendizagem que pediram para ter aulas de costura e artes no próximo ano. Este será um projeto a financiar em 2013! Contamos com a ajuda de todos!