Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Faça o seu donativo

Pode fazer o seu donativo através do nosso formulário, associado aos serviços da pagamento da IfThenPay

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nossos projetos. Comprometemos-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Dia 7. A importância do Apoio ao Estudo para a Assa.

Com mais um ano escolar que terminou em Moçambique, nas Escolas de S. Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac fazemos agora um balanço de como decorreram os projetos em mais um ano atribulado.

Em 2021 a Um Pequeno Gesto repensou a sua abordagem, no Programa de Apoio ao Estudo e introduziu algumas atividades diferentes.

Foram introduzidas palestras com os mais velhos sobre temáticas locais importantes, como a sexualidade, bullying, importância educativa, desigualdade de género, gravidez e casamentos precoce. Muitas iniciativas ganharam uma abordagem mais informal, com conversas e discussões de grupo e também atividades didáticas, promovendo o maior envolvimento destes jovens.

As Aulas de Apoio ao Estudo, são uma forte ferramenta, pois não só contribuem para a melhoria do desempenho escolar dos afilhados como também permitem o desenvolvimento de atividades de leitura, escrita, matemática, ditado e cultura educacional (cidadania).

Um exemplo da importância deste projecto é a nossa Assa. A Assa tem 14 anos e está com a Um Pequeno Gesto desde 2016, altura em que se juntou ao nosso Programa de Apadrinhamento, na Escola de São Vicente de Paulo, no Chokwé. Vive com os pais e os dois irmãos de 17 e 12 anos.

Para a Assa, que está na 7ª classe e sonha continuar a estudar e ser enfermeira, “o apoio é fundamental, porque me ajuda nos trabalhos de casa e a estudar melhor”.

Doar aqui!

Continue a ler sobre