Com o ano a chegar ao fim, chega a altura de fazer um balanço. Que ano foi 2022, mais uma vez cheio de surpresas mas sempre com muita esperança! De novo numa caminhada que nos desafia e que nos emociona quando observamos o impacto que tem na vida das crianças. De novo nos dedicâmos de alma e coração (e com muitas muitas horas) aos pequenos (e alguns não tao pequenos) em Moçambique.
Este ano, pensei trazer o meu lado financeiro e partilhar alguns números. Vamos parar um momento e imaginar 2022 para os nossos 990 Afilhados:
- 12 mil cestas básicas
- 60 mil kgs de arroz
- 20 mil kgs de farinha
- 12 kg de feijão
- 24 mil barras de sabão
Com uma missão como a nossa, o fim nem sempre está à vista. Trabalhamos todos os dias para equipar cada criança e família para quebrar o ciclo da pobreza. Através de educação e nutrição, acreditamos que será possível, uma família de cada vez. Passamos muito do nosso tempo a pensar em tudo o mais que podemos fazer pelas nossas crianças, mas nem sempre tempo suficiente a reflectir na mudança que já estamos a criar todos os dias.
Mudar vidas é precisamente o centro da nossa ação. Para tal, temos também de nos mudar a nós, crescer como equipa, dar passos mais longe. Lançámos por exemplo um dos nossos maiores projectos, com o Instituto Camões, para a alimentação de 1500 crianças 3 vezes por semana. Perdemos algum sono no lançamento, mas eis os resultados:
- 120 mil refeições servidas na Escola de São Vicente
- Redução do absenteísmo escolar de 11% para 2% em apenas 1 ano
- 150 mil refeições servidas na Escola de Santa Luisa Marillac
A lista continua à medida que olho para programa – apoio ao estudo, pré-escolas, bolsas universitárias, centro de HIV, casas e infra-estruturas. Mas não fiquemos presos nos números.
Durante a nossa história de 18 anos, focámo-nos numa história de cada vez. Mas um olhar ao longe permite-nos também relembrar o largo número de vidas que estamos a tocar. Há uma história por trás de cada número, e, com a sua ajuda, teremos muito mais para trazer em 2023.
É hora de desejar Feliz Natal
Por agora, é hora de celebrar, de expressar a nossa gratidão. A todos os que nos apoiaram ao longo do ano, obrigada. Obrigada à nossa equipa, aos nossos doadores, aos nossos parceiros. Obrigada às nossas crianças e famílias que fazem todo o nosso trabalho valer a pena ao lutarem pela sua oportunidade na vida.
Sara Vicente Barreto – Fundadora