Como Ajudar

Faça o seu donativo

Seja Padrinho/Madrinha de uma criança Moçambicana e dê-lhe a possibilidade de um futuro melhor!

Como Ajudar

Apadrinhe uma criança

Junte-se a um grupo, fora ou dentro, da sua empresa e apadrinhe de forma total ou parcial um dos nosso projetos. Comprometemo-nos a dar com regularidade toda a informação detalhada e personalizada sobre o projeto que decidir apoiar.

Como Ajudar

Associe-se a um projeto

Pode fazer o seu donativo através do seu cartão de crédito, em dinheiro, transferência bancaria, deposito no balcão ou através de débito direto!

Haverá sempre uma família que nos marca mais do que outras

Todos são importantes, todos merecem e precisam dos muitos Pequenos Gestos, de Padrinhos… de Doadores … de Amigos e naturalmente de toda a Equipa UPG em Portugal, Reino Unido e em Moçambique!   Dificilmente se fica indiferente a algumas situações que os Parceiros nos dão a conhecer, em especial nas visitas regulares ao terreno, e a da “Família Williamo” em Chokwe é uma delas. Contrariando a corrente em que o “pai” na grande maioria faleceu, está ausente, abandonou e/ ou é desconhecido, o Lucas a Maria, e o Enoque tem a boa sorte de ter ainda com eles o único elemento familiar, o seu PAI. Pai com letra GRANDE.

A Mãe Sonia, faleceu há 2 anos, vitima da “doença” que tanto assola este povo, a SIDA. O pai desde ai que se sente doente mas nunca foi ao médico ou ao Hospital. Com 32 anos, foi biscateiro para garantir o sustento da família e, em cada trabalho conseguia por de parte 1 saco de cimento.

Pouco a pouco, começou a erguer os blocos que são agora a “casa da Família”.   Não é possível ajudar todos mas é para estes casos de emergência que se sente como cada Pequeno Gesto é uma Grande Ajuda! É para isso que estamos há 12 anos presentes em situações de enorme vulnerabilidade. Toda a família apresentava um ar de carência alimentar; o pai quase não se aguentava em pé mas mesmo assim nunca largou os filhos – nem eles o pai – o carinho que presenciamos pelos filhos tocou-nos a todos. Levámo-los a casa e tivemos oportunidade de ver como viviam… De imediato a UPG assumiu o apadrinhamento das 3 crianças, entregamos comida e tivemos o compromisso do Papá que iria cuidar da sua saúde.

O apadrinhamento dos 2 irmãos mais velhos de 4 e 6 anos permitiu que no dia seguinte começassem a frequentar a escola no Programa de Apadrinhamento de S. Vicente de Paulo. Recebem 1 Cesta Básica mensal, material escolar e beneficiam ainda de uma refeição diária na escola, no âmbito do Programa Apoio ao Estudo.  No dia a seguir, tivemos a boa noticia que pela madrugada o Papa Williamo se apresentou no Hospital do Carmelo, da responsabilidade das Irmãs Vicentinas Filhas da Caridade. Feito o rastreio foi diagnosticado com HIV em estado avançado e iniciou o tratamento. O aspecto frágil e fraco e a tosse constante não deixava muitas duvidas.  

Certamente que os alimentos, a garantia de apoio familiar e o tratamento médico foram o gatilho para ao longo dessa semana ser já visível uma melhoria nas condições de vida da Família.   KhanimamboFamília Cordeiro da Silva por aceitarem de braços abertos o apoio à Família William. Juntos continuaremos a cuidar destes meninos.

” Anabela Nina, Directora Apadrinhamento e Ops. em visita ao terreno – Abril 2016 ” 

Doar aqui!