Hoje trazemos algumas novidades sobre o projecto In-Touch 4 Impact, um projecto em Parceria com as ONGDS: Girl Move, APOIAR e PROSOCIAL e financiado na larga maioria pelo Instituto Camões, para promover a segurança e talento das meninas.
Um projeto In-Touch 4 Impact, em Parceria com as ONGDS: Girl Move, APOIAR e PROSOCIAL e financiado na larga maioria pelo Instituto Camões, recebido com entusiasmo pelas 73 Meninas, rapidamente criou um novo conforto e espírito de grupo entre as mesmas. Desde o início do projeto e de forma a conseguir fortalecer o relacionamento entre Mentoras e Meninas, a UPG alargou o seu número de três Mentoras para um novo grupo de nove. Embora inicialmente enfrentando algumas dificuldades no contacto (menos tempo durante a época de exames e atrasos na compra de suporte digital com o encerramento de fronteiras), o projeto possibilitou um contacto e proximidade (partilha da vida pessoal, partilha de experiências, apoio em temas delicados, entre outros) que muitas meninas tinham saudades.
Inteiramente à vontade para se exprimir e partilharem os seus pensamentos, para muitas meninas devido à Covid-19 e a falta de contacto com os seus amigos de escola, a chamada semanal passou a ser uma atividade aguardada e entusiasmante. O contacto regular continua ainda a ser desafiante, sensibilizando os Encarregados a um horário fixo e a facilitarem este apoio às meninas. Todavia a relação entre Mentora e Menina é hoje muito visível, partilhando preocupações sobre ser infetado com a Covid-19 ou nunca regressarem à escola e à sua rotina normal. Após o período de festividades, uma das meninas partilhou esse sentimento, comentando que a sua Mentora foi a única a perguntar sobre o Natal e a desejar-lhe um feliz Ano Novo. Através de um comité trimestral e um contacto regular com a Coordenadora, Monitores e Mentoras, a UPG procura adaptar-se constantemente a novos temas e realidades locais que vão de encontro às necessidades e preocupações das jovens.