O Larito tem 8 anos, é órfão de mãe e o pai está na África do Sul. Vive com a irmã de 17 anos e o irmão, Miguel, de 10. O Miguel frequentou, em 2015, o Centro de Dia em Santa Luísa Marillac, mas por faltar frequentemente à escola e ao Centro, acabou por ser suspenso e não voltou mais.
As Irmãs Vicentinas de SLM incluíram o Larito no Programa de Apadrinhamento UPG em Outubro mas como ele aparecia com pouca frequência na escola adicionaram-no ao plano de visita domiciliárias das famílias mais vulneráveis. No inicio deste ano, numa destas visitas de acompanhamento, as Irmãs de SLM encontraram o Larito, muito fraco, negligenciado e com alguma evidencia de violência familiar. Os 2 irmãos mais velhos ausentavam-se durante o dia – a Irmã tenta vender alguns produtos no mercado e o irmão ajudava a pastar cabras – enquanto o Larito ficava em casa ou na rua, sozinho.
Apesar de não ter HIV, as Irmãs acolheram-no no Centro por estar muito magro e vulnerável. O Larito também entrou numa lista de referenciamento com a Policia Local que tenta proteger crianças vitimas de violência infantil e reforça o controlo da assiduidade escolar.
Com a boa alimentação do Centro (4 refeições diárias), banho diário, acompanhamento clínico dado pela pediatra Irmã Flora e muito carinho, o Larito tornou-se numa criança feliz e saudável. Passou a frequentar a escola diariamente e terminou o primeiro trimestre da 1a classe com média de 16. A UPG tem muito orgulho nestes pequenos heróis!