Todos os dias, muitas crianças são obrigadas a caminhar cerca de 2 horas (ida e volta) na distância casa-escola. Esta é uma realidade que leva muitas crianças e jovens a acordarem muito cedo, a atrasarem-se comummente, a encontrarem-se cansados no decorrer das aulas e outras atividades ao caminhar sob o sol quente, e consequentemente a diminuírem o seu sucesso e performance escolar.
Assim, a UPG tem vindo a trabalhar com a Mozambikes, uma empresa social que não só doa bicicletas a diferentes projetos mediante donativos recebidos, como procura facilitar o desenvolvimento de comunidades com criação de negócios de manutenção de bicicletas. Para a Mozambikes as bicicletas são um instrumento para promover saúde, acesso a água, educação e empregabilidade.
Em 2019, 3 crianças do Centro de Dia (Miguel Ubisse, Hélio Machavane e Odílio Aly) receberam 3 bicicletas para facilitar a sua deslocação, permitindo melhor aproveitamento académico e auxílio em deslocações do dia-a-dia (escola, hospital, mercado). Em 2020, a UPG volta a unir-se à Mozambikes para mais 9 bicicletas.
Com um custo por bicicleta de €136, vamos ajudar a Laura, o Samuel, a Azélia, a Contância, o Belcido, a Nosta Fernando, a Nosta Jacinto, o Santos e o nosso Técnico Orcídio a conseguir este instrumento crucial e facilitador das suas rotinas diárias!