O Muchaque Vuma tem 8 anos e frequenta a Escola de Santa Luísa de Marillac – SLM no período de manhã. É uma criança pobre e feliz no dia-a-dia. Embora não pertença ao Programa de Apadrinhamento da UPG, o Muchaque é uma das 800 crianças que beneficia do Programa de Alimentação Escolar que fornece 1 refeição diária a todos os alunos da Escola de SLM.
No início do ano estava magro, pois a seca tem afectado gravemente as famílias do Distrito de Chokwé, não permitindo a agricultura que permanece como principal fonte de rendimento das famílias. Agora, o Muchaque demonstra bom desenvolvimento e boa saúde, segundo ele às vezes não almoça em casa, costuma comer aqui na escola e gosta muito das refeições de SLM porque têm maior quantidade do que a de casa.
O Programa de Alimentação Escolar da UPG surgiu como uma resposta de emergência após as cheias de 2013 que devastaram a região do Chokwé. Desde então, a UPG tem feito um grande esforço em angariar fundos para manter este projecto, pois apesar dos custos elevados, o impacto positivo é ainda maior. Num contexto pobre e vulnerável, agravado pela forte seca que se tem vindo a sentir, o Programa de Alimentação Escolar tem sofrido com não só com o aumento dos produtos locais, mas também com o consumo das próprias crianças, pois para muitas, esta é a sua única refeição.
Com a ajuda de todos e com 5€ por mês, a UPG consegue fornecer gratuitamente uma refeição diária e aliviar a fome a crianças como Muchaque.