Primeira fase da Implementaçãoo do Projecto
Julgamos nós que este seja um daqueles grandes e importantes projectos, daí que a sua implemetação tem que ser sustentável e produtiva.
Razão pela qual antes de distribuirmos as sementes por famílias que têm machamba, achámos melhor sermos nós a lançar o projecto piloto de cultivo, pois isto é muito importânte à medida em que estaremos mais abalisados na matéria de produção e produtividade.
Em relação à forma como implementamos este primeiro projecto da machamba em São Vicente Paulo, primeiro tivemos uma reunião com todos pais e encarregados de educação das crianças afim de apresentar este projecto e pedir que eles se empenhem. Três pais comprometeram-se em ser responsáveis pela machamba e os outros em vir ajudar pelo menos uma vez por semana (os pais estão organizados em escala). Ora até agora estamos felizes com o nível de aplicação e empenho dos pais neste projecto.
Importa referir que nesta primeira fase lançamos sementes de: alface, cebola, cenoura, pipino, melancia, mandioca e abóbora. A alface está pronta em duas semanas, a cenoura em dois meses e a cebola em três mêses… As crianças ajudam a fazer o trabalho leve da machamba, mas salvaguardando em primeiro lugar, os seus estudos e o seu tempo livre para brincarem e se divertirem.
Segunda fase da implementação do projecto A segunda fase consistiu em fazer um levantamento dos pais mais empenhados e que precisem de desenvolver o projecto da machamba. Estimamos apoiar 30 famílias, mas até agora só temos 13familias, pois como disse na primeira parte deste relatório temos que fazer uma implementação sustentável deste projecto. E como forma de ter o controlo mais profundo na ajuda de famílias lançámos cerca de 300g de cebola e 300g de alface, ora isto vai facilitar em grande medida o cálculo das quantidades que os pais precisam para colocar em suas machambas e, também, é uma forma de fazer a transferência de novas formas de cultivo (eles so aplicam a forma tradicional).
Para tal, pedi ajuda a um amigo que está a fazer o último ano de engenharia agrária e ele tem-nos dado uma boa acessoria. Agora já começámos a distribuir estas variedades (alface e cebola) lancadas para os pais transplantarem em suas machambas e damos mais de acordo com o que eles precisam de sementes tais como: milho, couve e feijão. Como ainda estamos na fase inicial desta segunda fase do projecto, estimamos ter os resultados em três meses.
Mano Hilário Langa