Depois de obras terminadas na ESC – Escolinha de Santa Catarina, arrancaram os Cursos Comunitários UPG!  Em 2018 a UPG iniciou um novo projeto em Xai-Xai – o Centro Comunitário, dentro das instalações da ESC.

Tendo o Desenvolvimento Comunitário e a emancipação da mulher como pilares, o principal objetivo é combater o ciclo da pobreza através de cursos técnicos com duração de 4 meses. Em 2018, oferecemos formação na produção de Pastelaria e Costura, que possibilita aos membros da comunidade adquirir uma nova competência que é procurada pela economia local.

As Mamãs e os Papás sa comunidade carenciada de Chongoene e arredores passam a ter a possibilidade de fazer os seus próprios produtos, como bolos de aniversário ou saias, para vender e daí ter uma nova fonte de rendimento. Na UPG acreditamos que a capacitação através da educação é a chave da sustentabilidade, da dignidade e de comunidades mais independentes. A implementação da fase piloto incluiu desde a mobilização da comunidade, definição de objetivos e construção de um plano operacional, à compra de materiais, equipamentos e pagamento aos monitores. O arranque do projeto teve um custo total de 2.900€ incluindo máquinas de costura, formas de bolos, o primeiro fogão da ESC e o vencimento dos formadores. C

om o insubstituível trabalho e dedicação dos nossos Parceiros e Técnicos Locais, em menos de dois meses os cursos arrancaram com um total de 31 alunos. Estamos agora na reta final e os produtos feitos pelas Mamãs e Papás estão cada vez mais profissionais. Há cada vez mais encomendas e os bolos de aniversário são um incrível sucesso na comunidade! 

Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2019, com um Pequeno Gesto (aqui). A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011