A partir de 1991, a União Africana (OAU) instituiu o dia 16 de junho como o Dia Internacional da Criança Africana, procurando sensibilizar para a necessidade de melhorar as condições de ensino das crianças africanas.

Num total de 54 países, estima-se que África contabilize mais de 400 milhões de crianças e jovens no seu território.  Crianças e jovens que sofrem diariamente com privação de bens necessários à vida sofrendo, direta e indiretamente, com a pobreza multidimensional existente.

Moçambique é considerado o 4º país mais pobre do mundo, sendo ultrapassado por países como o Burundi, o Sudão do Sul e o Malawi. Em Moçambique, cerca de 10 milhões de crianças vivem em pobreza enfrentando dificuldades em áreas como: a alimentação, educação, saúde, saneamento e água, justiça, violência e abusos, alojamento, entre muitos outros.

Este é o objetivo e missão da UPG – quebrar o ciclo de pobreza inter-geracional em Moçambique. O seu Pequeno Gesto é uma Grande Ajuda a um dos 10 milhões de crianças moçambicanas.